Trem-fantasma português na União Soviética

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Responder
Avatar do Utilizador
AugustNeto
Participante
Mensagens: 1
Registado: 28 Out 2019, 02:58

28 Out 2019, 03:47

Caros camaradas! :roll:

Um amigo me contou esta história:

“Em 1983, quando estudante, vim a Moscovo com meus pais para visitar minha tia.
E um dia peguei o trem e fui para a estação de Shcherbinka. Eu sabia que havia lá um Circuito Experimental onde eles testavam os mais recentes equipamentos ferroviários soviéticos.
Era domingo. E não havia ninguém na base. Nem uma única pessoa.
Examinei locomotivas por um longo tempo. Alguns deles eram familiares, outros realmente eram uma nova palavra em tecnologia na época.

E de repente vi um trem inteiro de carros de passageiros de aparência incomum. Os vagões estavam apenas com cadeiras. Eles eram feitos de aço inoxidável corrugado e não tinham portas automáticas, como trens elétricos, mas portas comuns, apenas mais largas. A parte superior dos carros era de aço brilhante, a parte inferior era verde. Em uma placa de metal presa a cada carruagem, estava escrito em letras cirílicas e latinas: "Sorefame. Portugal".

E agora, depois de tantos anos, estou tentando encontrar pelo menos alguns "vestígios" desses carruagens portugueses na Rússia. E não consigo encontrar nada. Nem fotos, nem referências.
Não sonhei tudo isto, porque me lembro bem do nome, e a empresa portuguesa "Sorefame" realmente existia naqueles anos. Produzia vagões de aço inoxidável sob uma licença americana.

Talvez alguém saiba alguma coisa sobre esses vagões portugueses? Quando e por que eles chegaram à URSS?“

Tanto quanto pude, vasculhei os recursos da Internet, lendo tudo sobre o Sorefame que está disponível no Google, mas também não encontrei nada. :unknw:

Más, no entanto, encontrei este belo fórum!

Talvez os senhores forumistas, como especialistas expertos, possam descobrir algo sobre este assunto misterioso?

Agradeço antecipadamente!

Abraço,
August
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Participante
Mensagens: 362
Registado: 16 Jan 2018, 01:37

28 Out 2019, 17:24

A Sorefame fez várias caixas de carruagens que exportou para o estrangeiro, dado ter licença da Budd para o fabrico em aço inox.
Nem todas essas carruagens eram integralmente construídas em Portugal, sendo que as caixas eram montadas e enviadas para o fabricante e montador principal.

Talvez essas carruagens correspondem a um lote encomendado à Sorefame?

Imagem
CTA 2400-series Railcar by Chicago Transit Authority, no Flickr
Responder