1º Rail Model

Exposições de modelismo ferroviário
Avatar do Utilizador
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 Abr 2011, 18:09
Contacto:

26 Mai 2015, 09:16

Paulo, fotos excelentes. :estrelas:
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 246
Registado: 22 Out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

26 Mai 2015, 10:11

Bom dia,
O Norte veio ao Centro e a Organização está de parabéns pela mostra de elevado nível apresentado que só pode deixar-nos orgulhosos e crentes no futuro da modalidade. Para quem lá vai, sai por certo a ganhar, em especial os entroncamentenses que beneficiam do acontecimento estar à sua beira. Aproveito este espaço, para endereçar as minhas reverências ao MNF por acolher mais esta iniciativa.

Cumprimentos
José Godinho
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3951
Registado: 30 Dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

26 Mai 2015, 11:46

rui ferreira Escreveu:Boa reportagem. :afro:

A dupla da Takargo é autentica ou alguma vai á boleia?? :uwi:
Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)
Cumprimentos,
João Joaquim

Comboios em Portugal | Flickr - João Joaquim
    Avatar do Utilizador
    nalmeida
    Participante
    Mensagens: 432
    Registado: 20 Jun 2012, 19:05

    26 Mai 2015, 13:30

    Muito bom, parabéns a todos os envolvidos e obrigado pelas fotos do evento.
    Avatar do Utilizador
    Paulo Sousa
    Participante
    Mensagens: 828
    Registado: 02 Abr 2013, 17:23

    26 Mai 2015, 14:14

    A qualidade não é a melhor mas é o que consegui com o telemóvel.
    A camara estava a focar a paisagem em vez do comboio e eu preferia o contrário.
    Em todo o caso penso que não está mal para a minha estreia nestas coisas.

    https://youtu.be/MWKu_vCVJ-g
    https://youtu.be/i21fINhrkjE
    https://youtu.be/L8KR7bSQyvc
    Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
    Is just a freight train coming your way

    ex-APAC 1270
    ex-AMF 198
    Avatar do Utilizador
    rui ferreira
    Participante
    Mensagens: 583
    Registado: 11 Out 2010, 11:30
    Localização: Caldas da Rainha

    27 Mai 2015, 15:24

    Joao Joaquim Escreveu: Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)

    Bom Trabalho. :venia:
    E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:
    Rui Ferreira
    Linha do Oeste
    PK 105.014
    Avatar do Utilizador
    Joao Joaquim
    Moderador Global
    Mensagens: 3951
    Registado: 30 Dez 2008, 23:55
    Localização: Gaia
    Contacto:

    27 Mai 2015, 19:18

    rui ferreira Escreveu:

    Bom Trabalho. :venia:
    E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:
    Não é complicado fazê-lo.

    Cada locomotiva tem o seu endereço normal e tem o endereço de consist (fica no CV19).

    Para se fazer uma múltipla começamos por dar (ou manter) o endereço normal (CV1) a cada locomotiva.
    Depois no CV19 de cada locomotiva damos-lhe o endereço de consist.
    Quando as locomotivas estiveram na linha a ordem para andar será dada através do endereço de consist enquanto tudo o resto é dado no endereço normal.

    No caso da dupla de 1400 Takargo, eu tinha a 1445 e a 1449, tendo-lhes dado os endereços 45 e 49 respectivamente. Para o endereço de consist optei pelo 15 (não pode coincidir com outros endereços normais).
    Quando as coloquei na maquete ao chamar o endereço 45 podia ligar as luzes da 1445 e manter as da 1449 desligada. Para as colocar a andar tinha de seleccionar o endereço 15, sendo que ambas respondiam a esse comando e só a 1445 levava as luzes ligadas. No sentido contrário mandava a 1445 apagar as luzes e a 1449 ligá-las.

    Não sei se fui muito confuso.
    Cumprimentos,
    João Joaquim

    Comboios em Portugal | Flickr - João Joaquim
      Avatar do Utilizador
      rui ferreira
      Participante
      Mensagens: 583
      Registado: 11 Out 2010, 11:30
      Localização: Caldas da Rainha

      27 Mai 2015, 21:14

      Joao Joaquim Escreveu: Não é complicado fazê-lo.


      Não sei se fui muito confuso.

      Muito bem explicado. :venia: :venia:
      Mais uma excelente nota para a pasta do Digital. Obrigado :afro:
      Rui Ferreira
      Linha do Oeste
      PK 105.014
      Avatar do Utilizador
      Joao Joaquim
      Moderador Global
      Mensagens: 3951
      Registado: 30 Dez 2008, 23:55
      Localização: Gaia
      Contacto:

      27 Mai 2015, 21:21

      Já agora, como optei por andar com as locomotivas com os focinhos ao contrário ao colocá-las directamente na via sem alterações de CVs elas andariam cada uma para o seu lado.

      Para contornar esse problema alterei o CV29 numa delas para 1 (de fábrica vem 0) e desta forma inverti-lhe o sentido da marcha.
      Ao colocar ambas na linha e mesmo tendo as frentes trocadas, ambas andavam para o mesmo sentido.

      De notar que para uma múltipla correr o melhor possível devemos utilizar locomotivas (ou outro material motor) de construção idêntica e, mais importante ainda, utilizar decoders iguais (e com os mesmos parâmetros).
      Cumprimentos,
      João Joaquim

      Comboios em Portugal | Flickr - João Joaquim
        Avatar do Utilizador
        Sergio Santos
        Moderador Global
        Mensagens: 2596
        Registado: 30 Dez 2008, 20:53
        Localização: Barreiro

        27 Mai 2015, 22:07

        ... e de preferência usando locomotivas com rodados sem aros de aderência! :)
        Cumprimentos,
        Sérgio Santos


        :slb:
        Responder