1º Rail Model

Exposições de modelismo ferroviário
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Sergio Santos Escreveu:... e de preferência usando locomotivas com rodados sem aros de aderência! :)
Explica um pouco melhor... :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Bem, acho que não é novidade nenhuma que locomotivas que não tenham aros de aderência nas rodas, circulam melhor em tracção múltipla. E essas Takargo até têm essa possibilidade de origem, já que trazem um rodado extra sem aros de aderência (uma excelente ideia diga-se).
Quanto a explicar o porquê, acho que é fácil imaginar que sem aros de aderência compensam-se melhor as pequenas diferenças de velocidade entre ambas as locomotivas (os rodados de uma delas já podem patinar um pouco sem problemas) já que estes provocam um esforço extra nas engrenagens (mais uma vez devido a diferenças de velocidade) e podem mesmo dar origem a solavancos no andamento.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Agradeço a explicação Sergio Santos. :afro:

Claro que toda a gente sabe, mas eu não tenho nenhum constrangimento em esclarecer qualquer assunto no qual sinta necessidade de melhorar os meus conhecimentos.

É na troca de ideias que vamos evoluindo no conhecimento. ;)
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Alguns registos!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Nuno Magalhães
Participante
Mensagens: 639
Registado: 30 dez 2008, 23:53
Localização: Vila Nova de Gaia

Fundação Museu Nacional Ferroviário | 1º Evento Rail | 2ª Sessão | Material Ibérico
Entroncamento | 6 e 7 de Junho de 2015

EVENTO ADIADO
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Nuno Magalhães em 31 mai 2015, 21:51, editado 1 vez no total.
myflickr :
Imagem
http://www.flickr.com/photos/29620467@N06/
COMBOIO : ontem... hoje... e amanhã!!!
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Nuno Magalhães Escreveu:Fundação Museu Nacional Ferroviário | 1º Evento Rail | 2ª Sessão | Material Ibérico
Entroncamento | 6 e 7 de Junho de 2015

Chuchadeira

Alguém disse em tempos idos: « A armada portuguesa é tão grande que cabe numa tina de lavar a cara». Esta frase foi retirada de um texto trocista de uma revista levada à cena pelo grande Vasco Santana.
Deixando a marinha para trás que tem muito em que pensar, debrucemo-nos sobre a festa do comboio. E que festa, senão vejamos:

1º Evento Rail 2ª Sessão e Exposição Oeiras 2015, ambas marcadas para a mesma data. Mas será que o calendário ferromodelistico tem assim tantos eventos ao longo do ano que obrigue a sobreposições de eventos. Tretas é o que é. Só pode ser delírio no que assisto.
Já agora pergunto:
- Quantos modelistas e simpatizantes somos de forma a gerar público suficiente interessado em cada evento? Ou será que tb cabemos todos numa tina de lavar a cara?
E mais, isto a ser verdade e ao que parece é, faz com que a realização das exposições desrespeitem mutuamente o trabalho e a dedicação de cada uma das equipas no terreno tão grande esforço despendem.
Meus senhores carece de mais cuidado organizativo.
Vá lá uma pessoa perceber estas e outras coisas.

Grande chuchadeira.

Cumprimentos
José Godinho
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

?????
Imagem
Avatar do Utilizador
Nuno Magalhães
Participante
Mensagens: 639
Registado: 30 dez 2008, 23:53
Localização: Vila Nova de Gaia

Não querendo entrar em resposta direta ao comentário anterior... mas bem mal estávamos se estivéssemos dependentes dos "poucos" fãs do modelismo ferroviário para encher salas de eventos.

Sendo assim e porque estaremos com certeza ambas as "equipas" com públicos alvos, latitudes e circunstâncias diferentes, ambos os eventos são de salutar na divulgação de um hobbie que tanto nos fascina.

Da parte que toca ao Módulos de Comboios do Norte, sempre estivemos dependentes das questões de agenda do Museu Nacional Ferroviário e da data da sua inauguração. E alongando um pouco o off-topic esteve até para coincidir com outro evento ainda de maior dimensão que foi o Maquetren em Santarém, o que nos fez até nem participar no mesmo.

Por isso "choradeiras" á parte, venham de lá mais exposições... e que todas sejam um sucesso!
myflickr :
Imagem
http://www.flickr.com/photos/29620467@N06/
COMBOIO : ontem... hoje... e amanhã!!!
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

José, vai-me desculpar mas tudo lhe faz confusão não?
Para tudo há uma explicação, neste caso é tão simples, são as datas em que é possível. A de Oeiras há muito está anunciada e certamente é a data em que o seu organizador o pode fazer, a do entroncamento foi decidida pelo patrocinador, o museu nacional ferroviário. Uma tem entrada livre, a outra implica compra de bilhete para entrar no museu com direito a visita no museu. Uma é totalmente dedicada ao modelismo, a outra é um complemento da oferta do museu e vai decorrer durante mês e meio!!! Quem quiser ir às duas pode fazê-lo tão facilmente!
Não vejo onde há um choque de interesses!
Eu devo ser muito optimista porque fiquei contente por haver esta sobreposição, pois significa que o mnf olhou para o modelismo e o considera como interessante para a sua actividade. Que o mnf continue a apoiar o modelismo nacional de norte a sul!
A sério, tudo o que se faz vai ser contestado?
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

João, começo a ficar com essa impressão.

Há pelo menos uma certeza, cada um pode escolher livremente onde ir.

E que ambos os eventos, sejam um sucesso. :fight:
Responder