1º Rail Model

Exposições de modelismo ferroviário
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Paulo, fotos excelentes. :estrelas:
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Bom dia,
O Norte veio ao Centro e a Organização está de parabéns pela mostra de elevado nível apresentado que só pode deixar-nos orgulhosos e crentes no futuro da modalidade. Para quem lá vai, sai por certo a ganhar, em especial os entroncamentenses que beneficiam do acontecimento estar à sua beira. Aproveito este espaço, para endereçar as minhas reverências ao MNF por acolher mais esta iniciativa.

Cumprimentos
José Godinho
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

rui ferreira Escreveu:Boa reportagem. :afro:

A dupla da Takargo é autentica ou alguma vai á boleia?? :uwi:
Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Muito bom, parabéns a todos os envolvidos e obrigado pelas fotos do evento.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

A qualidade não é a melhor mas é o que consegui com o telemóvel.
A camara estava a focar a paisagem em vez do comboio e eu preferia o contrário.
Em todo o caso penso que não está mal para a minha estreia nestas coisas.

https://youtu.be/MWKu_vCVJ-g
https://youtu.be/i21fINhrkjE
https://youtu.be/L8KR7bSQyvc
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Joao Joaquim Escreveu: Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)

Bom Trabalho. :venia:
E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

rui ferreira Escreveu:

Bom Trabalho. :venia:
E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:
Não é complicado fazê-lo.

Cada locomotiva tem o seu endereço normal e tem o endereço de consist (fica no CV19).

Para se fazer uma múltipla começamos por dar (ou manter) o endereço normal (CV1) a cada locomotiva.
Depois no CV19 de cada locomotiva damos-lhe o endereço de consist.
Quando as locomotivas estiveram na linha a ordem para andar será dada através do endereço de consist enquanto tudo o resto é dado no endereço normal.

No caso da dupla de 1400 Takargo, eu tinha a 1445 e a 1449, tendo-lhes dado os endereços 45 e 49 respectivamente. Para o endereço de consist optei pelo 15 (não pode coincidir com outros endereços normais).
Quando as coloquei na maquete ao chamar o endereço 45 podia ligar as luzes da 1445 e manter as da 1449 desligada. Para as colocar a andar tinha de seleccionar o endereço 15, sendo que ambas respondiam a esse comando e só a 1445 levava as luzes ligadas. No sentido contrário mandava a 1445 apagar as luzes e a 1449 ligá-las.

Não sei se fui muito confuso.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Joao Joaquim Escreveu: Não é complicado fazê-lo.


Não sei se fui muito confuso.

Muito bem explicado. :venia: :venia:
Mais uma excelente nota para a pasta do Digital. Obrigado :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Já agora, como optei por andar com as locomotivas com os focinhos ao contrário ao colocá-las directamente na via sem alterações de CVs elas andariam cada uma para o seu lado.

Para contornar esse problema alterei o CV29 numa delas para 1 (de fábrica vem 0) e desta forma inverti-lhe o sentido da marcha.
Ao colocar ambas na linha e mesmo tendo as frentes trocadas, ambas andavam para o mesmo sentido.

De notar que para uma múltipla correr o melhor possível devemos utilizar locomotivas (ou outro material motor) de construção idêntica e, mais importante ainda, utilizar decoders iguais (e com os mesmos parâmetros).
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

... e de preferência usando locomotivas com rodados sem aros de aderência! :)
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Responder