XXVI Encuentro/XXI Encontro Módulos "Maquetren" - Madrid

Exposições de modelismo ferroviário
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Excelente reportagem. :clap: :clap:

Já houve acompanhamento das circulações ou os "maquinistas" continuam nas estações a gerir o tráfego??

Como se processava o inicio das circulações? O "maquinista" estava atento ao monitor ou alguém mandava iniciar a marcha? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Bom dia Rui!

Houve as 2 situações, ou seja, houve acompanhamento de algumas circulações, através de dispositivos portáteis (Tablet ou SmartPhone), sendo que os maquinistas eram as pessoas que nalgumas das fotos que coloquei aparecem de colete, enquanto outras ainda foram acompanhadas através dos comandos colocados nas estações, como era habitual.

Para que todas as circulações fossem comandadas por dispositivos móveis, era necessário que houvesse equipamentos em número suficiente com o respectivo software instalado e também de pessoas, porque passa a ter de haver "maquinitas", tantos quantos as circulações, bem como de "chefes de estação", tantos quantas as estações em serviço.

O Monitor só estava numa estação (Arrorriaga) e servia de informação ao público, como curiosidade.

Geralmente as circulações começam com um apito, tipo chefe de estação.

Cumprimentos,

Marcos Conceição
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Ok :afro:

Pela discrição, mais um grande momento de Modelismo Ferroviário. :love:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

muito bom :afro:

obrigado pela partilha.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Bom dia a todos!

Caro Rui Ferreira!

Foi mais um Encontro Ibérico de módulos Maquetren, que mais do que ser um grande momento, é um sobretudo uma referência no maquetismo e modelismo ferroviário, que através do sistemas digitais tem permitindo uma maior aproximação à realidade, fruto do planeamento, organização e muita dedicação do seu mentor, o Sr. António Portas.

Tanto lá em Espanha, tal como como cá em Portugal, já há imensas exposições com módulos Maquetren. Infelizmente em Espanha já começam a aparecer variantes aos módulos Maquetrem, cuja referencia não vou aqui fazer, o que aliás sempre existiu desde os primeiros momentos, mas que em nada se compara ao ambiente dos Encontros Ibéricos de Módulos Maquetren. Porém esperemos que estas variantes não venha a contaminar o ambiente sadio que havia entre os participantes!

Marcos Conceição
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Nós (os Portugueses) importámos (e bem) a ideia dos Módulos Maquetren dos nossos vizinhos Espanhóis, as exposições de modelismo baseadas nos Módulos Maquetren, nasceram, cresceram e difundiram-se tanto em Espanha como em Portugal, graças à Revista Maquetren e ao trabalho do António Portas e da Mercedes, para eles o meu obrigado.

Em Portugal, o grande impulsionador dos Módulos Maquetren e dos Encontros Ibéricos foi o Marcos Conceição, foi o seu trabalho pioneiro que nos conduziu ao que hoje conhecemos.

Foi o trabalho do Marcos Conceição, com o suporte da APAC, que proporcionou a difusão desta vertente do modelismo ferroviário em Portugal, antes já tinham havido algumas exposições, mas foram eventos esporádicos que acabaram por não ter tido continuação no tempo.

Foi graças a um Encontro de Módulos Maquetren realizado no já longínquo ano de 2006 no Entroncamento, que descobri, participando, esta vertente do modelismo ferroviário e em particular das maquetes ferroviárias.

Para o Marcos Conceição o meu obrigado.

Contudo e porque há sempre um mas: há uma coisa que todos estes anos volvidos nós não conseguimos transportar para os encontros de modelismo em Portugal, pese embora o esforço do Marcos Conceição bem como o do Ricardo Santos (faço aqui uma salvaguarda para o caso das exposições organizadas pelo grupo do Porto, pois desconheço a sua organização), refiro-me à organização, disciplina e regras estabelecidas e que em Espanha funcionam.

Deste lado da fronteira continuamos a organizarmo-nos na desorganização e anarquia perfeita, com muita pena minha.

Espero e desejo que as coisas evoluam para um sistema algo parecido com o dos nuestros hermanos.

Mário Fernandes
Avatar do Utilizador
Nuno Magalhães
Participante
Mensagens: 639
Registado: 30 dez 2008, 23:53
Localização: Vila Nova de Gaia

Alco1966 Escreveu:...faço aqui uma salvaguarda para o caso das exposições organizadas pelo grupo do Porto, pois desconheço a sua organização, refiro-me à organização, disciplina e regras estabelecidas e que em Espanha funcionam.
Deste lado da fronteira continuamos a organizarmo-nos na desorganização e anarquia perfeita, com muita pena minha.
Espero e desejo que as coisas evoluam para um sistema algo parecido com o dos nuestros hermanos.
:afro:
Temos que trabalhar muito e bem nesse sentido!
myflickr :
Imagem
http://www.flickr.com/photos/29620467@N06/
COMBOIO : ontem... hoje... e amanhã!!!
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa noite a todos,

Caro Mário Fernandes,

Obrigado pelas tuas palavras quanto ao reconhecimento do meu esforço na divulgação do conceito dos módulos Maquetren. Infelizmente nem sempre quiseram seguir os conceitos à risca. Porém não e obrigatório que assim o seja, no entanto os resultados também podem ser diferentes, como já se viu.

Quanto ao grupo do Porto, apesar de ser autónomo, não deixou de cumprir as normas, apesar de nunca terem participado num encontro Ibérico.

Marcos Conceição
Última edição por Barboto em 09 nov 2013, 21:30, editado 1 vez no total.
ricardo santos
Participante
Mensagens: 50
Registado: 14 mar 2011, 11:23

Boas noites a todos

Faço minhas as palavras do Mário, pois foi graças ao encontro de 2006 que comecei nestas andanças.
Aproveitando o post deixo aqui algumas fotos do encontro.

Um abraço

Ricardo
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Fotos documentais de mais um momento bem passado.

Obrigado pelas fotos.

Mário Fernandes
Responder