13º Encontro de Módulos de Comboios do Norte

Exposições de modelismo ferroviário
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Vai realizar-se dia 26 27 e 28 de Outubro, novo encontro de módulos "Maquetren", organizado pelos "Módulos de Comboios do Norte" será novamente no “Núcleo Museológico do Lousado".

Para quem não conhece, o Núcleo Museológico de Lousado fica junto à estação ferroviária com o mesmo nome, localiza-se no concelho de Vila Nova de Famalicão e a Estação tem a particularidade de inserir a bifurcação da Linha do Minho com a Linha de Guimarães.

O Museu ocupa a totalidade das antigas oficinas de via reduzida/estreita a “Companhia dos Caminhos de Ferro de Guimarães” e localiza-se no Largo da estação do Lousado.

Horário de abertura ao público (entrada livre):
Dia 26/10 (6ª feira): das 10h às 17h30
Dia 27 e 28/10 (sábado e domingo): 14h às 17h30
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

MUSEU FERROVIÁRIO DE LOUSADO RECEBE 1.º ENCONTRO DO NORTE DE FERROMODELISMO NO ÂMBITO DA COMEMORAÇÃO DOS 156 ANOS DO COMBOIO EM PORTUGAL

Lousado será, este fim-de-semana, a capital do ferromodelismo. O Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado, será o anfitrião, no âmbito da comemoração dos 156 anos do comboio em Portugal, do primeiro encontro de Ferromodelismo do Norte. Uma iniciativa para miúdos, mas também e sobretudo, para graúdos. O núcleo de Nine estará, também e excepcionalmente aberto, para dar a descobrir o património ferroviário do Norte.

Durante três dias, esta sexta-feira 26 de Outubro, sábado 27 de Outubro e domingo 29 de Outubro, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado (MNF-NL), no âmbito da comemoração dos 156 anos do comboio em Portugal, será o palco do 1.º Encontro de Ferromodelismo do Norte. Esta iniciativa tem participação aberta ao público em geral. Os aficionados que assim o desejarem, poderão apresentar as suas peças numa exposição que conta já com a presença confirmada de cerca de 20 ferromodelistas do Norte do país do grupo Malta do Porto e Não Só que apresentarão mais de 20 módulos montados em conjunto e que deverão ultrapassar os 25 metros lineares. O público poderá também ver o mundo ferroviário da LEGO em acção com uma representação da PLUG IN. A grande atracção será a presença de Rúben Oliveira, do projecto Vapor Vivo com um mini comboio a vapor, construído pelo próprio, e que irá circular, frente ao museu, para passear os mais jovens (e não só). Mas haverá, também, lugar para a originalidade, com os modelos de comboios em barro do António Feijó. Poderão ser vistas peças de colecção como um comboio da Marklin do início dos anos 70, cedido ao museu para esta ocasião pela Dona Etelvina Coelho.
O principal destaque do fim-de-semana vai para a abertura, excepcional, do núcleo ferroviário de Nine, devido as muitas solicitações que surgiram nos últimos dias devido às notícias recentes que suscitaram muita curiosidade por parte do público. Assim, no sábado e no domingo à tarde, um autocarro levará o público aderente até Nine. As inscrições podem ser feitas no MNF-NL através do telefone 252 153 646. No sábado à noite, pelas 21h30, o programa será completado pela rubrica mensal do museu Cinecarruagem, com a exibição, no museu, do filme Imparável, com Denzel Washington e Chris Pine, realizado por Tony Scott (Homem em Fúria, Top Gun), baseado num facto verídico e que conta a história de um comboio de transporte de produtos químicos descontrolado que colocou uma cidade norte americana em risco.
Para quem nunca ouviu falar de ferromodelismo, esta terminologia designa um passatempo consistindo na construção de modelos em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias Pensa-se que as primeiras miniaturas tenham sido feitas por relojoeiros alemães no século XIX.
Segundo Jorge Osório, um dos membros deste grupo “um módulo é uma representação paisagística existente ou livre, um diorama, interligando-se entre si, com ou sem sequência paisagística, sendo que os módulos que vamos apresentar são fruto da nossa imaginação. Quanto aos comboios miniaturas presentes, o destaque irá para o material nacional em composições variadas que apresentaremos com comboios com sistemas de comando analógicos e digitais. “Os sistemas digitais são mais apetecíveis devido às múltiplas funções que possibilitam” acrescentou ainda Jorge Osório.
O acesso ao evento é gratuito.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

As primeiras horas de ontem.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Tiago Duarte
Participante
Mensagens: 789
Registado: 11 ago 2010, 09:04
Localização: Matosinhos
Contacto:

3 fotos de hoje
13Encontro001.JPG
13Encontro002.JPG
13Encontro003.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

É com satisfação que verifico o aumento do circuito :venia: :clap: :afro:

Poderão mostrar mais em detalhe todo o circuito?? :dirol:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Imagens fantásticas.
Parabéns a todos os que contribuíram para mais esta exposição.

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Brutal, fenomenal....sei lá como o descrever!... :estrelas: :venia: :venia:

Só tenho pena de não puder ir, dada a distancia...

cumprimentos a todos os participantes,

e parabéns pela iniciativa
Última edição por mertola1977 em 29 out 2012, 10:03, editado 1 vez no total.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
Tiago Duarte
Participante
Mensagens: 789
Registado: 11 ago 2010, 09:04
Localização: Matosinhos
Contacto:

Querem mais??? Tomem lá então

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
alcos
Participante
Mensagens: 650
Registado: 31 dez 2008, 16:45

Parabéns à malta do Norte, estão no bom caminho!!! :clap:
Estas exposições permitem a troca de conhecimentos, trocar ideias, conceitos, meter a rolar o desgraçado do material encaixotado, dinamiza e entusiasma mais malta a avançar "sem medos" no modelismo. :afro:

Tenho pena de morar tão longe... :angry:
E a "sul"...nada, como sempre :thumb:
Abç
Rui
Responder